A MOXATERAPIA é realizada através da moxabustão, ou seja, utiliza-se um composto de ervas constituído principalmente de artemísia em forma de bastão, botão ou cone para aquecer os pontos de acupuntura ou determinadas áreas por meio do calor emitido da queima desta erva, o uso do calor alivia dores e tensões. As folhas de artemísia são lavadas, secadas, trituradas e peneiradas, até transformarem-se em uma massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal - a MOXA. A moxabustão é assim uma espécie de acupuntura que utiliza o calor associado ao uso de ervas.
A queima da artemísia provoca no corpo uma vasodilatação na região aplicada, com aumento do metabolismo promovendo maior oxigenação das células e contribuindo para eliminação de resíduos metabólicos e toxinas. Com a abertura dos poros devido ao calor, ocorre a absorção das propriedade terapêuticas da erva utilizada. Há ainda a emissão de feixes infravermelho de longo espectro provocando também a sintetização da provitamina D em vitamina D, que é importante na fixação do cálcio, atuando na formação de ossos, músculos e ligamentos que auxilia casos de osteoporose, recuperação de fraturas e outros que envolvam a necessidade de fixação de cálcio.
A combustão da artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo. O calor produzido regula o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo.
INDICAÇÕES PRINCIPAIS:
- Enfermidades crônicas, que debilitam o organismo;
- Doenças degenerativas;
- Pessoas idosas;
- Artrite;
- Artrose;
- Osteoporose;
- Tensões musculares;
- Preventivos de doenças e manutenções da saúde;
- Aumenta energia de defesa;
- Aplicada em situações onde não é possível a utilização de agulhas;