DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DO CORPO PARA ENERGIA VITAL

Uma das muitas maneiras de reconhecer o corpo e seus processos físicos e energéticos é através das TERAPIAS CORPORAIS que possibilita o restabelecimento do equilíbrio da saúde física e mental e favorece a percepção do potencial para o prazer e alegria de viver em harmonia.







OBJETIVO DAS TERAPIAS CORPORAIS

Todos buscam equilibrar a saúde para ter melhor qualidade de vida e aproveitar ao máximo todos os benefícios que o corpo pode proporcionar na realização de cada etapa da vida. Quando, por qualquer motivo, perdemos esse equilíbrio começam a aparecer as doenças, as tensões crônicas, as dores, os sofrimentos e tudo que nos impede de executar as tarefas cotidianas de forma produtiva e agradável. O trabalho, o trânsito, a falta de tempo, os medos, as carências, as expectativas frustradas, fazem com que o corpo reaja das mais diversas formas, adquirindo hábitos que fogem da sua essência natural. Tudo o que fazemos esta registrado em nosso corpo e não podemos esconder essas marcas. Por isso é importante termos consciência das nossas necessidades e limitações, buscar restabelecer o equilíbrio da energia vital e o contato com nosso sentir através do toque, que é o objetivo da terapia corporal, é o primeiro passo para uma vida mais plena e feliz



quarta-feira, 21 de julho de 2010

MASSAGEM É EFICAZ CONTRA DOR DE CABEÇA

Reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada no dia 13/07/2010
Massagem é eficaz contra dor de cabeça

Diminuir tensão muscular pode melhor sintomas por até 24 horas e é alternativa a analgésico, dizem médicos

Pesquisa mostra efeitos de manipulações na região do pescoço e do crânio em pessoas com cefaléia "tensional"

IARA BIDERMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma sessão de 30 minutos de massagem pode ter o mesmo efeito de analgésicos na melhora da dor de cabeça. Sem as desvantagens do remédio, que, usado com frequência, piora o quadro e torna o problema crônico.
A eficácia da massagem na cabeça e no pescoço foi demonstrada em um estudo controlado feito na Universidade de Granada (Espanha).
Na pesquisa, os participantes com crise de dor de cabeça do tipo tensional tratados com massagem tiveram melhora da dor, menor nervosismo e ansiedade e maior estabilidade da frequência cardíaca. Os efeitos se prolongaram por 24 horas.
"Já havia estudos mostrando benefícios da massagem na prevenção da dor. Esse é o primeiro que mostra efeito na crise", diz Mario Peres, neurologista do hospital Albert Einstein.
Para Peres, os resultados da pesquisa são bastante interessantes porque ajudam no processo de retirada de analgésicos, usados pela maioria dos pacientes com dor de cabeça crônica.
Segundo Deusvenir de Souza Carvalho, coordenador do ambulatório de cefaleia da Unifesp, pesquisas nacionais mostram que pelo menos 12% dos brasileiros sofrem de dor de cabeça do tipo tensional.
Diferentemente da enxaqueca, esse tipo de cefaléia não provoca náusea, vômito e sensibilidade à luz. A dor se distribui igualmente pela cabeça e se caracteriza por uma sensação de peso ou de algo apertando o crânio.
A pesquisa prova o efeito da massagem feita por especialista apenas para esse tipo de dor de cabeça. Para os médicos, os resultados não se aplicam à automassagem.

VICIADOS EM REMÉDIOS

"O trabalho é importante, porque a maioria dos pacientes com o tipo tensional de dor só procura o médico quando já está viciada em remédios", diz o neurologista Carlos Eduardo Altieri, do hospital Sírio-Libanês.
Para ele, uma das causas da cronificação da dor é o fato de as pessoas confiarem demais nos analgésicos e não aderirem aos tratamentos físicos, como massagem, fisioterapia e acupuntura.
"O remédio tem, no começo, efeito imediato, e as pessoas confiam nisso. Essa pesquisa prova que a massagem também "aborta" a dor, sem a desvantagem do rebote [volta da dor depois que passa efeito da droga]", diz Altieri.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd1307201001.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário